terça-feira, 20 de abril de 2021

Tai Chi Chuan e seu benefícios

O Tai Chi Chuan é uma arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.

As práticas de Meditação (Serenidade) e o Tai Chi Chuan são técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranqüilos, que podem ajudar na prevenção e na cura de doenças. O Tai Chi Chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo inteiro se torna integrado e move-se como um todo. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) e movimenta os membros do corpo. O movimento impulsiona o sangue através do sistema, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos.
    O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang). Isto ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira eficiente, sem a intervenção do trabalho de cada órgão. Através destes movimentos suaves, aprendemos o segredo da "imunidade contra doenças degenerativas". Com o conhecimento de como exercitar-se corretamente e com determinação a disciplinar-se consistentemente, adquirimos a saúde natural.
    A prática do Tai Chi Chuan ocasiona um impacto no Sistema Nervoso Central e constrói uma fina base para o melhoramento dos outros nove sistemas orgânicos do corpo: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais.


Alguns benefícios da prática constante do Tai Chi Chuan: 

  •  aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição; 
  •  fortalecimento do sistema nervoso;
  •  aumento da atenção e concentração mental;
  •  desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
  •  equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
  •  conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
  •  auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
  •  aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo; 
  •  fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
  •  superação dos medos e limites.

Um pouco sobre Kung Fu - Wu Shu

 O Kung Fu é uma arte marcial de origem chinesa, criada há mais de 5000 anos. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza, a partir da observação dos movimentos dos animais. Dividido em estilos internos e externos que têm características próprias. Atualmente já existem mais de 350 estilos oficiais de Kung Fu catalogados na China.

O Kung Fu também é conhecido como WUSHU (Arte da Guerra) ou KUOSHU (Arte Nacional).

Terminologia: KUNG representa trabalho, e FU homem experiente. Unindo os ideogramas revela-se o sentido de “habilidade em executar alguma coisa, fazer bem feito”.

 

Benefícios:

  • Melhora a atenção e senso de percepção;
  • Auxilia a ampliar o senso de espaço e direção;
  • Aprimora os reflexos;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Auxilia no fortalecimento do corpo;
  • Auxilia na coordenação motora;
  • Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social;
  • Proporciona o auto-conhecimento;
  • Prepara o praticante para a transposição de dificuldades;
  • Permite o praticante perceber que nada é impossível;
  • Estimula a autoconfiança;
  • Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional;
  • Incentiva a paz e harmonia; e
  • Não incentiva a violência.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

POSTURAS DO KUNG FU

     Realizamos todo tipo de postura ao executar uma forma de kati seja ela mão livre, arma longa ou curta, e em todas essas formas há três posturas essenciais para a execução do mesmo, a postura do cavalo, arqueiro e gato.

     Abaixo irei mostrar a vocês como executar essas posturas essenciais do nosso estilo e dar dicas de como melhorá-las!




Bing Bu (posição de sentido)
                                  

Posição de pés juntos. Sendo geralmente utilizada em início e término das formas de taolus. A posição é reta, as mãos podem variar de acordo com a técnica a ser utiliza, mas geralmente são com os punhos fechados na linha da cintura.

Ma Bu (postura do cavaleiro/cavalo)
                                  
Base do cavalo ou cavaleiro. É uma das basas mais importantes do wushu, presente em quase todos os estilos. Geralmente é a primeira base a ser ensinada para alunos iniciantes.
A base do mabu deve ter, aproximadamente, 2 vezes a largura dos ombros. Os pés devem ficara paralelos e apontados para frente. Os joelhos ficam dobrados em um angulo de 90 graus em relação ao solo. O tronco deve ficar ereto.

Gong Bu (arqueiro positivo)
                                    

A perna da frente deve ficar com cerca de 70% do peso do corpo e o pé deve ficar apontado para frente com o joelho dobrado em um angulo de 90 graus em relação ao solo. A perna de trás deve permanecer estendida ao máximo para estilos do norte e levemente dobradas para estilos do sul. O pé de trás deve formar um angulo de 45 graus para fora tendo toda a planta do pé em contato com o solo.

Xu Bu (arqueiro negativo)
                            

Uma das 5 posturas básicas do wushu, pertencendo a quase todos os estilos. 90% do peso do corpo deve ser colocado na perna de trás, com a mesma dobrada em um angulo de 90 graus m relação ao solo. O pé da frente deve ficar na ponta dos dedos servindo apenas de equilíbrio. A coluna deve ficar reta e o tronco com uma leve inclinação para frente auxiliando no equilíbrio.

Du Li Bu (Galo dourado em uma perna)
                    

Também conhecida popularmente como postura do guidaste, deve-se elevar o joelho ao máximo enquanto se mantém a perna de apoio estendida, com o tronco permanecendo reto. Essa postura requer bastante equilíbrio, portanto, é uma ótima opção para quem desejar aprimorar suas habilidades.


Ban Ma Bu



Postura do cavaleiro em forma lateral. Os pés ficam no solo com as pernas dobradas em um angula de 90º em relação ao solo. A ponta do pé da frente ( mesmo lado em que o braço está levantado) fica levemente voltada para o lado.

Ding Bu



As pernas devem ficar dobradas onde uma fica com peso do corpo, com toda a sola do pé em contato com o solo e a outra perna fica com a coxa dobrada em um angulo de 90º em relação ao solo, apenas com a ponta do pé no chão. Os pés devem estar próximos um ao outro.

Pu Bu

Uma base que exige grande alongamento por parte do praticante. A perna de trás deve ficar dobrada com a sola do pé totalmente no solo, enquanto que a perna da frente deve ficar totalmente estendida, também com a sola do pé no chão e a ponta do pé  apontada para frente.

Xie Bu
                

As pernas devem ficar cruzadas, com o tronco reto, sendo que a perna da frente permaneça com a sola do pé no chão e a perna de trás com o calcanhar elevado, com o peso do corpo sobre o calcanhar.


Zuo Pan
                       


O praticante fica sentado no solo com as pernas cruzadas e o tronco reto. Esta base requer grande flexibilidade por parte do praticante, pois quando executada em técnicas mais avançadas, ganha um alto nível de dificuldades, principalmente quando é combinada de uma técnica de solo.


Quilong Bu
Base do dragão. As pernas são dobradas de forma que a da frente fique em 90º em relação ao solo, enquanto a de trás também fique em 90º mas com o joelho bem próximo ao chão, sem chegar a encostar ou apoiar.

Cha Bu


Passo com as pernas cruzadas. Nesta postura, a perna de trás fica estendida com o calcanhar elevado e a perna da frente dobrada, formando 90º em relação ao solo.

Gui Bu


Postura semelhante a Quilong Bu. As pernas também ficam dobradas, porém com uma altura mais baixa. O braço esticado deve ser o oposto com a perna que ficar na frente: Caso seja a perna direita a frente o braço esticado será o esquerdo.

Die Bu
A perna da frente deve ficar dobrada em 90º em relação ao solo. A perna que ficar atrás deverá fica ajoelhada com o lado de dentro da panturrilha em contato com o solo, junto com o lado de dentro do calcanhar.

Gai Bu
Passo de Perna cruzada pela frente. A perna da frente deve ficar dobrada formando 90º em relação ao solo. com a sola do pé em contato com o chão e a ponta dos dedos voltada para frente. Paralelamente, a perna de trás deve permanecer dobrada, com o calcanhar elevado.




Sobre o Hung Ga

 O que é Hung Ga? Hung Ga (Família Hung) é o estilo de Kung Fu que tem sua  origem  no Templo Shaolin na China. É o estilo mais famoso do Sul da China e seu praticante mais famoso foi o grande Herói Chinês Wong Fei Hung, interpretado no cinema além de outros por Jackie Chan e Jet Li.

Hung Ga é um estilo conhecido pelas suas posturas sólidas e enraizadas. Muitas vezes conhecido como “estilo do Tigre”, o Hung Ga sistematizado por Wong Fei Hung concentra técnicas de 5 animais: tigre, garça, serpente, leopardo e dragão. O estilo utiliza também os 5 elementos da natureza: fogo, madeira, água, terra e metal.

Muitas pessoas têm a noção errada de que o Kung Fu Hung Ga é um estilo duro, mas a verdade é que é uma arte marcial que equilibra movimentos fortes e flexíveis.


Os Movimentos de Hung Ga são de simples assimilação, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Porém, ao aprofundar no treinamento, se revela por trás de movimentos simples, ensinamentos profundos e técnicas fascinantes.

A saudação do Kung Fu - significado